Agenda

Caminhada do Orgulho Autista acontece neste domingo

publicado em 16 de junho de 2018 - Por A Imprensa de Bragança
Representantes do Grupo Amadas, Vaneide Leme Cardoso e sua filha, Inezita Prandini, Clélia Oliveira Santos e o filho, além da vereadora Fabiana Alessandri, visitaram a redação do BJD nesta semana para divulgar o evento

A Associação de Pais e Mães de Autistas de Bragança Paulista (Amadas) realiza no neste domingo, 17 de junho, a 4ª edição da Caminhada do Orgulho Autista.

Nesta semana, representantes do grupo, juntamente com a vereadora Fabiana Alessadri (PSD), visitaram a redação do BJD para falar sobre a ação que tem como principal objetivo a conscientização da população sobre o autismo.

A caminhada acontece no Lago do Taboão, com saída prevista para as 9h00 da Casinha do Lago em direção à Arena. Após a caminhada, que deve contar com a presença de autistas e seus familiares, além de diversas entidades apoiadoras da causa, haverá um evento, até o meio-dia, com o intuito de divulgar o autismo e celebrar o Dia Nacional do Orgulho Autista, que é lembrado no dia 18 de junho, além de conscientizar e debater com a população a importância da elaboração e implementação de políticas públicas para esse grupo.

De acordo com a vereadora Fabiana Alessandri e as representantes da Amadas, Inezita Prandini, Clélia Oliveira Santos e Vaneide Leme Cardoso, um dos objetivos do evento é mostrar à população o orgulho de ser autista, como é a relação familiar, como a sociedade acolhe o autista e como as famílias combatem o preconceito.

No dia do evento haverá um stand da associação levando informações sobre o autismo. Além disso, haverá atividades de lazer, entretenimento, brinquedos para as crianças, zumba, etc.

“É um dia também para debatermos as políticas públicas para melhorar a vida dos autistas e de seus familiares”, afirmou Fabiana.

O grupo Amadas surgiu há dez anos com três mães. Hoje, cerca de 40 famílias estão cadastradas, no entanto, não há dados de quantos autistas existem no município.

Ao Inezita, Clélia e Vaneide informaram que, ao longo desses anos, a luta é constante e que conseguiram avanços, mas ainda falta um local e uma clínica para atendimento especializado dos autistas. De acordo com a vereadora Fabiana, ela e o grupo estão em tratativas com o Executivo que estuda a ideia de contratar uma clinica para fazer esse atendimento.

As mães contaram também que conquistaram uma sede para a entidade, que está localizada na Alameda XV de Dezembro, próximo ao estádio municipal Cícero de Souza Marques. Nesse local, elas recepcionam os pais, dão orientação e acolhem. “A descoberta da doença é difícil para os pais. Muitos ficam depressivos”, disseram. O grupo costuma reunir os familiares para sessões de terapia.

O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança.

O autismo não tem cura, mas o reconhecimento precoce, assim como as terapias comportamentais, educacionais e familiares podem reduzir os sintomas, além de oferecer um pilar de apoio ao desenvolvimento e à aprendizagem.

Mais informações sobre o grupo Amadas pelo e-mail amadas_ong@hotmail.com ou pelo facebook ‘Grupo Amadas de Bragança Paulista’.