Colunistas
Professor Guilherme Ribeiro retorna a Bragança
publicado em 19 de outubro de 2018 - Por Juninho Boi
O professor Guilherme Ribeiro, um dos pioneiros do Muay Thai em Bragança Paulista, formou vários lutadores e realizou diversos eventos nos anos em que ministrou aulas na academia Total Training, de sua propriedade, entre os anos de 1998 a 2006.
Esteve fora do Muay Thai desde então, quando residiu em outra cidade, e retorna agora no cenário da luta em Bragança. Segundo o professor, com ambição aguçada pretende levar lutadores ao UFC. “Bragança tem material humano para isso”. Fiz algumas perguntas ao Professor:
1- Como você chegou ao Grau Preto de Muay Thai?
R.: Conheci o Grão Mestre Paulo Nikolai em 1990, quando iniciei os treinamentos. Em 1994 o Grão Mestre foi para outra cidade, eu me alistei nas Forças Armadas. Fui servir na 11ª Brigada de Infantaria Blindada em Campinas. Após três meses de internato, pudemos sair do aquartelamento. A maioria foi para suas casas, mas como eu morava no quartel, fiquei em Campinas e fui ao centro da cidade, que para mim era desconhecido. Quando passei em frente a uma academia de luta, ouvi a voz do Grão Mestre Nikolai ministrando treino, entrei e me inscrevi imediatamente, comecei treinar no dia seguinte. Treinei então até 1998 quando me formei Grau Preto.
2- Por que as pessoas afirmam que seu Muay Thai é militarizado?
R.: Porque realmente é. Em 1994 ingressei no Exército e reiniciei meus treinamentos de Muay Thai, em 1996 terminei o curso de sargentos e me formei naquele ano, em 1998 recebi o Grau Preto de Muay Thai, portanto, foram duas doutrinas que cresceram de mãos dadas, e deu muito certo, pois meus lutadores raramente perdiam um combate.
3- O que fez você retornar a Bragança?
R.: Minha filha.
4- Quais são seus planos para o Muay Thai na cidade?
R.: Já estão em prática, estou treinando uma equipe coesa de cinco atletas e pretendo trabalhar com eles e levá-los ao topo mais alto da luta atualmente, que é o UFC, Bragança tem material humano para isso.
5- Você pretende continuar com o seu estilo?
R.: Com certeza. Esta mistura de doutrina fundiu-se em uma doutrina própria que misturou treinamentos militares e o mais puro Boxe Tailandês, nem se fosse da minha vontade mudar, eu não conseguiria, está em mim e é o meu estilo, acredito no resultado da disciplina aliada a uma excelente didática para a formação de atletas combatentes, pois no momento da ação seja ela militar ou da luta, o atleta tem que estar preparado para qualquer situação.
JIU JITSU: JUNINHO É OURO EM CURITIBA

O incansável atleta de Jiu Jitsu de Bragança Paulista venceu mais um título no último final de semana, na cidade de Curitiba. Juninho Boi venceu 2 combates na categoria Faixa Preta Super Pesado Máster 2, sendo uma por pontos e a outra por finalização.




