Colunistas
Raposão e as despesas de campanha
publicado em 9 de novembro de 2018 - Por João RaposoA eleição, especialmente a presidencial, acabou! Pelo menos aquela parte onde “uma parcela” dos candidatos fala um monte de coisas (que não vão fazer!) e aquela onde a gente vai votar em uma maquininha (urna eletrônica – que no mundo todo não é usada e Raposão não confia), “parece” que acabou!
O que parece que restou é uma turma da esquerda torcendo para que tudo dê errado, para falarem que eles é que são bons e certos e, assim, tenham chance de voltarem ao poder. Enfim, como se nota, esse pessoal não está nem um pouco interessado no bem do país! Para estes que torcem contra, o Brasil que se “lixe” (o “termo” mais adequado seria “outro”, mas a educação de Raposão inibe seu uso!), pois o interesse é “outro” e nada tem a ver com o bem do nosso Brasil.
Mas, com o perdão da expressão, Raposão achou o cúmulo da “cara de pau” uma chapa, que foi derrotada no segundo turno, pedir dinheiro a seus eleitores para pagar dívidas que restaram da campanha. Ainda mais levando em conta que a chapa vencedora informou que não gastou nem 1,3 milhão (“um” milhão e trezentos mil reais) na campanha e, enquanto isso, na chapa derrotada a conta passa dos 37 milhões!!! (“trinta” e sete milhões).
Só o “candidato preso” gastou cerca de 19 milhões enquanto estava na campanha. Não! Você não leu errado e nem isso é uma piada! Raposão vai repetir: o candidato preso gastou do meu e do seu dinheiro (visto que atualmente o dinheiro de campanha é dinheiro público) mais de DEZENOVE MILHÕES DE REAIS em uma campanha onde todos, e principalmente “ele” (o “preso”), sabiam que não poderia ser candidato!
Como se vê, a forma como essa chapa faz e fez a sua campanha, é bem parecida com a forma que seus membros governaram o país nos últimos 16 anos. Fica a pergunta: esse dinheiro gasto na campanha do candidato que estava (e está) preso lá em Curitiba deve ser devolvido aos cofres públicos, visto que foi gasto com um candidato ilegítimo??
No entender de Raposão, creio que sim! E cabe ao Ministério Público ver isso. Aguardemos…
Ah, sobre a dívida de campanha citada acima, Raposão aproveita para avisar que, “infelizmente” (para uns) ou felizmente (para mim), não poderei ajudar nessa “vaquinha” para pagar essa conta! Não estou dando conta nem das minhas! Acredito que agora é a vez do pessoal que apoiou ou votou nessa chapa por a mão no bolso.
Não é o caso de Raposão…
AMBULÂNCIA NÃO É TÁXI?
Há décadas que ocorre esse problema: o fato de usar ambulância para transportar passageiros que não estejam “tão” necessitados de “ambulância”, talvez mais de um carro comum. Enfim, isso é um assunto muito delicado, complicado, pois cada caso parece ser um caso!
Óbvio que a ambulância tem de ficar ali à espera de um chamado urgente, de algo que verdadeiramente precise de um carro com todos os recursos que uma ambulância tem e oferece. Raposão fala com propriedade sobre isso porque infelizmente necessitou de várias ambulâncias no último ano – quer na enfermidade de minha mãe ou no acidente de meu filho – e sempre foi muito bem atendido e de forma rápida.
Fica a pergunta: e se a ambulância estivesse levando alguém simplesmente embora para a casa e, por exemplo, demorasse para chegar ao atendimento do meu filho acidentado? Por outro lado, como fica a pessoa que mora em um sítio, que a ambulância trouxe até o hospital e, já medicada e melhor, necessite da mesma ambulância para ir embora? Difícil opinar, não?
Talvez, o que colocaria fim a essa discussão seria usar até motoristas de aplicativos para essa finalidade (de levar pessoas, já não “tão” enfermas, embora para a casa), mas será que tem dinheiro para isso tudo? E a parte “legal”, como fica? (a Prefeitura, talvez, não possa usufruir desse serviço sem licitação).
Enfim, alguma sugestão?
“SONHO”
Em breve Bragança terá serviço de Radioterapia. Isso é um “sonho” para quem precisa desse tratamento e, além de já sofrer com o pesadelo de um câncer, ainda tem de viajar todos os dias para Campinas ou São Paulo, visto que até hoje Bragança não oferece esse serviço.
Para o fim do ano que vem há a expectativa de que o Hospital Universitário São Francisco (HUSF) irá ter tal tratamento, pois as obras vão iniciar nas próximas semanas e devem levar 12 meses para serem concluídas.
Ficam aqui os votos de que tudo dê certo e que os enfermos necessitados desse tratamento possam ter ao menos o conforto de não terem mais de viajar para tanto.
“CURINTIA”
As coisas andam mal lá pelos lados do time do Parque São Jorge. Já não bastasse a proximidade da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, um fato inusitado aconteceu esta semana com o Instituto Santanense pedindo à Justiça a penhora da taça do Mundial de Clubes que o Corinthians conquistou em 2012. Isso mesmo que você leu: O “Curintia” pode perder a taça do Mundial!!!
Raposão explica: A faculdade UniSant’Anna, que pertence ao Grupo do Instituto Santanense, alugava um espaço no Parque São Jorge, onde instalou um campus, e alega que em 2008 o “time do povo” passou a impedir o acesso de alunos e funcionários e, então, foi à Justiça cobrar uma indenização. Resultado: o “Curintia” foi condenado em primeira instância em 2010. Desde então o Instituto vem tentando bloquear valores e bens do time, mas estranhamente sem obter sucesso. O Instituto tem a receber cerca de 2,48 milhões do Corinthians.
Aliado a isso, tem outra empresa que cobra por “marmitas” que foram entregues (e comidas) e não pagas. Isso mesmo que você leu: “marmitas”!
Ééééé meu amigo corintiano: a coisa não está muito boa para seu time.
Como bom são-paulino, estou apenas “divulgando”; vou me abster de comentar! Mas, se o São Paulo ganhar do “Curintia” neste final de semana, pode ter certeza que na semana que vem Raposão comenta!
CONTRA-MÃO
Empresas petrolíferas são verdadeiros oásis de lucro! Desde que Raposão se conhece por gente, empresas do ramo de petróleo têm lucros fantásticos e sempre se saem bem no mercado interno ou internacional. No Oriente Médio, países têm suas economias inteiramente baseadas no petróleo, e são ricos há séculos!
E não é que aqui no Brasil, na contramão do mundo inteiro, o PT, Lula, Dilma e Cia conseguiram fazer até companhias petrolíferas (leia-se “Petrobras”) darem prejuízo!!!???
Como diz aquele programa de TV, que faz tempo que saiu do ar: ISTO É INCRÍVEL!!!
Um bom final de semana a todos, lembrando que esta Coluna é meramente fictícia, com verdades e inverdades (cabendo a você, leitor, descobrir qual é qual?), e na sexta-feira que vem tem mais (se Deus assim consentir), lembrando que Raposão aceita dicas, opiniões, críticas e, é lógico, elogios (desde já, os agradeço), que podem ser feitos via e-mail, telefone (ver ambos abaixo), “sinais de fumaça” ou cartas para redação do BJD, situada à Av. Antônio Pires Pimentel nº 957, Centro, Bragança Paulista, CEP 12914-000.


