Colunistas
Raposão e as pesquisas
publicado em 28 de setembro de 2018 - Por João RaposoEstamos chegando à reta final das eleições, e principalmente para presidente o “desespero” parece que toma conta de todos os candidatos, especialmente os que estão em plena campanha, mas continuam perdendo para um que está de “pijama e deitado” em uma cama.
Tem gente pesquisando até quando o “candidato de pijama” frequentava o maternal, para ver se ele roubou uma chupeta de alguma outra criança, ou qualquer outra coisa que possa denegrir sua imagem, na tentativa de uma reviravolta nas intenções de voto.
Obviamente que nesta época muitas pesquisas são divulgadas e não é possível que, as que Raposão tem visto por aí, reflitam mesmo a verdade! De duas, uma: ou Raposão mora em um centro de “extrema direita” ou estas pesquisas são totalmente equivocadas!
Nas conversas que tenho por aí e nas “pesquisas” que faço (pergunto aqui e ali, para um, para outro…) e, pelo que tudo indica, parece que não vai ter segundo turno não, tamanho o número de pessoas que falam que vão votar 17!
A verdade é que, por mais que os estudiosos em pesquisas tentem explicar, elas são feitas por “amostragem” que geralmente não ultrapassam cerca de 1.500 pessoas pesquisadas (isso mesmo que você leu: “mil e quinhentas” pessoas), sendo que temos um universo de mais de CEM MILHÕES de eleitores!! E os “especialistas” dizem que isso é o suficiente para a pesquisa retratar a tendência do eleitorado (???).
Sinceramente, acho que pesquisa eleitoral mais serve para “influenciar” algumas pessoas em quem votar, do que propriamente retratar uma tendência de voto. Sei que os estudiosos em metodologia vão cair de “pau” em cima de Raposão, mas aproveito para lembrar aos amantes de pesquisas que todas elas foram furadas nas últimas eleições, não só aqui no Brasil, mas até nos Estados Unidos, com a eleição de Trump.
E você? Vai também cravar no primeiro turno?
O tempo dirá…
REITERAÇÃO
Semana passada Raposão alertou sobre o perigo que é usar a faixa de pedestres ali em frente ao Shopping Vitrine do Lago (ali no Lago do Taboão), especialmente à noite, quando o local é muito escuro.
Por ali, conforme Raposão “solicitou” na Coluna anterior, se faz mais do que necessário a implantação das “lombafaixas” (uma mistura de lombada com faixa de pedestres, onde este último fica em uma posição mais elevada que a rua) que a Prefeitura espalhou pela cidade e ficou muito bom!
Aliás, por ali há de se implantar mais que uma simples lombafaixa, mas sim uma que seja “iluminada”, com holofote iluminando os pedestres que por ela vão atravessar. Aí sim seria perfeito!
Lembrando que ali, de um lado, é uma saída de rotatória, e de outro lado é a entrada para uma via rápida, pois é praticamente a entrada para a Variante do Taboão.
Aguardemos essa lombafaixa…
ORÇAMENTO
Para 2019, Bragança Paulista deve ter um pouco mais que MEIO BILHÃO DE REAIS para se “manter”. Mas, apesar desse número astronômico, o que resta disso para investir e fazer coisas novas é muito pouco, talvez uns 10%.
A verdade é que se a Prefeitura não enxugar seu quadro de funcionários, rever os aluguéis que paga, devolver imóveis, ter menos comissionados, gastar com mais “sabedoria”, enfim, se não fizer tudo isso continuaremos a viver dependentes das “esmolas” que os governos federal e estadual dão de vez em quando, através das mais diversas verbas e repasses.
Esse orçamento gigantesco, porém totalmente comprometido, ocorre há décadas. Raposão pergunta: até quando?
ISSO PODE ?
Entre o Aeroclube e o Aeroporto de Bragança (siiiimmmm! Bragança tem sim um aeroporto!!!), há décadas tem uma estradinha de terra, que deve medir uns 300 metros. Pois bem, e não é que ela foi fechada!!????
Creio que seja estrada do D.E.R. e creio que não possa ser fechada não!
Alô Ministério Público! Alô D.E.R.! Alô procuradores da Prefeitura! O que está acontecendo?
PÉROLAS DA CAMPANHA E…
…seus questionamento e conclusões:
– Ciro fala que vai tirar o pessoal do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Sendo assim, quando alguém fala que vai votar nele, quer dizer que esse eleitor está com o nome sujo?
– Lula foi preso por corrupção. Ele fala que seu candidato e representante fora da cadeia é o Haddad, logo podemos concluir que o Haddad também é corrupto?
– Marina Silva vive afirmando que vai discutir tudo “democraticamente” com a sociedade. Isso quer dizer que ela passará os 4 anos debatendo?
– Geraldo Alkmin fala um monte de coisas, estranhamente tudo o que NUNCA fez em São Paulo! Isso quer dizer que agora ele vai aprender a fazer?
– Amoedo fala que ele é o “novo”, mas esperou quase sessenta anos para aparecer. Isso quer dizer que o novo é meio velho?
– Cabo Daciolo, sempre com a Bíblia na mão, sempre clama um “Glória a Deus”! Quem sou eu para discutir isso? Então, glória a Deus!!!!
– Álvaro Dias não diz nada! Ele não teve tempo ainda de dizer nada, porque todo dia tem de retocar o seu botox.
– Lula, digo, Haddad, fica falando que tirou milhões da pobreza. Então por que o Ciro está falando que vai tirar 63 milhões de pessoas do SPC?
– Pelo que consta, Haddad é pós-graduado e é do corpo docente da USP, mas sempre vai na cadeia visitar Lula. É impressão minha ou isso significa que um “semianalfabeto” está “instruindo” o Haddad?
IRRITANTE
Algumas coisas irritam Raposão, entre elas a ignorância, se é que podemos chamar de ignorância o fato de algumas pessoas questionarem se a “facada” em Bolsonaro foi de verdade ou não!
Perdão, mas questionar a veracidade da facada, da cirurgia, dos pontos cirúrgicos, Raposão acha de uma imbecilidade enooooooorme, que nem mereceria este comentário, aliás, nem merece este tópico. Então, por favor querido(a) leitor(a), apague ou rasgue este pedaço do jornal!
Um bom final de semana a todos, lembrando que esta Coluna é meramente fictícia, com verdades e inverdades (cabendo a você, leitor, descobrir qual é qual?), e na sexta-feira que vem tem mais (se Deus assim consentir), lembrando que Raposão aceita dicas, opiniões, críticas e, é lógico, elogios (desde já, os agradeço), que podem ser feitos via e-mail, telefone (ver ambos abaixo), “sinais de fumaça” ou cartas para redação do BJD, situada à Av. Antônio Pires Pimentel nº 957, Centro, Bragança Paulista, CEP 12914-000.


