Colunistas

Raposão e o Desembargador de plantão

publicado em 14 de julho de 2018 - Por João Raposo

Nesta semana, que Raposão viu frustrado o “meio-feriado” que iria ocorrer na última terça-feira, com direito a um “churrascão” e tudo mais, tudo por culpa da seleção da Bélgica, que em apenas 90 minutos mandou de volta ao trabalho, sem dó, uns 130 milhões de brasileiros, e em que Lula quase escapou da prisão (faltou “um dedinho”), fiquei pensando como deve ser complicado “desembargar” algo, ou seja, isso deve ser uma coisa muito difícil de ser feita, não é mesmo? Aliás, que me perdoem meus amigos alvi-negros, mas um “domingão” sem ter uma “confusão” por causa de um juiz querendo beneficiar um corintiano, fala a verdade, não é um domingo completo!!!

Agora, imagine se isso (esse “desembargo” todo) tiver de ser feito em sistema de “plantão”? Deve ser algo terrível, algo complicadíssimo, não é mesmo? E se levar em conta que o que você tem de “desembargar” for o ex-presidente Lula, tão embargado, tão enrolado e tão complicada a sua situação que, aí sim, imagino, seja algo quase impossível!
Raposão fica aqui pensando como esse tal Rodrigo Favreto, esse nosso nobre desembargador lá do Sul, que o Brasil inteiro ficou conhecendo (graças a Deus, pois agora temos a foto dele para poder reconhecê-lo e encontrá-lo pelos aeroportos e restaurantes da vida e assim poder parabenizá-lo por serviços tão brilhantes dispensados ao nosso querido país!), deve ter trabalhado muito no final de semana passado!?  Deve ter sido muito exaustivo o seu plantão!

Nos meus consideráveis anos de advocacia, confesso, poucas vezes vi trabalho tão intenso em um plantão! Impressão minha ou o despacho do nobre desembargador tinha “30” (TRINTA) páginas? Olha que (e qualquer pessoa que escreve sabe disso – nem advogado precisa ser) para elaborar umas 30 páginas, bem escritas e bem fundamentadas, dificilmente se faz isso em apenas um dia, mas não é que o super-desembargador Favreto fez?

Olha…sinceramente…estamos diante de uma das duas situações: ou os quase vinte anos que o desembargador Favreto foi filiado ao PT lhe ensinaram a escrever bem rápido ou realmente estamos diante de uma pessoa superdotada!

INCRÍVEL!  “FAIÔ”

Apesar de tamanha “super-dotação” e de trabalho tão intenso do nobre desembargador Favreto, a verdade é que “faiô” a tentativa de por Lula na rua. Messi e Maradona foram para casa, Cristiano Ronaldo também foi, Neymar deve ter ido “rolando”, mas só o “pobre” do Lula não foi! Justo Lula que é um “inocente e condenado sem provas” por um juiz que nem formação direito tem, pois esse tal Moro deve ter ido a Harward passear e usufruir dos milks shakes norte-americanos e, pior, cuja sentença foi ratificada pelo Tribunal Superior, AUMENTANDO-A! Enfim, nunca vi tanta injustiça feita com um homem que NUNCA SOUBE DE NADA!

O pior de tudo mesmo foi ver que, após todo esse trabalho “brilhante” na tentativa de que “Lula Livre” ocorresse, feito em plantão, em poucas horas, o que sobrou mesmo ao nobre desembargador Favreto foi a instauração de um procedimento disciplinar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para apurar se houve ou não crime de prevaricação. Alguém aí já viu tamanha ingratidão?

O que dizer sobre isso? Será um novo “golpe”?

OBRIGADO “TITE” !

O esquema montado pelo PT para soltar o “inocente” Lula, vítima de um “golpe” e de um processo “político”, tinha um enredo igual às melhores séries da NetFlix, talvez “quase perfeito”, senão vejamos: tinha um desembargador que foi filiado ao PT por quase 20 anos e que trabalhou para o partido e só virou desembargador por causa da Dilma. Aí, uns deputados do PT iam ingressar com pedido de habeas corpus para o Lula, bem no final de semana que esse desembargador iria trabalhar.

O juiz Sérgio Moro estaria em Portugal, passando suas férias. O Tribunal estaria de recesso e a grande maioria dos desembargadores (e provavelmente até o presidente do Tribunal), estaria também viajando. Na segunda feira, dia 09, era feriado em São Paulo e dia 10 iria ocorrer o jogo Brasil x França (todo mundo pensando só na Copa!).

Plano perfeito, não é mesmo?

Só que aí esqueceram de que o técnico “Tite” é teimoso e jamais deixaria de escalar o Gabriel Jesus e o Fernandinho. Resultado: em um escanteio pelo lado direito da defesa brasileira, os dois subiram para cabecear a bola e afastar o perigo, e um se confundiu com o outro e a bola bateu por último no Fernandinho e foi parar no fundo do gol do Brasil! Depois veio o segundo gol da Bélgica, que sacramentou a derrota brasileira.

Resultado: tinha muita gente “antenada” em Curitiba, no domingo passado, pois a Copa já era!

Raposão deixa aqui os mais sinceros agradecimentos ao Tite! Sem a sua teimosia em escalar Gabriel Jesus e Fernandinho, com certeza, hoje, Lula estaria solto!

E muito obrigado também à seleção da Bélgica! Sem vocês nada disso teria sido possível!

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Um dos argumentos tecidos pelo nobre desembargador para mandar soltar Lula, foi que o ex-presidente era “pré-candidato” e, como preso, estava impossibilitado de participar da campanha eleitoral.

Pergunta: então, se todos os presos que se declararem na mesma situação (de “pré-candidato”), ingressarem com habeas corpus, deverão ser todos soltos?

PREOCUPANTE…

…a lentidão das obras da Praça 9 de Julho.

Impressionante como as obras públicas são assim, começam até que em um ritmo “interessante” e depois vai caindo, vai caindo, cai e vira isso aí, parado, quase morto!

Não me venham dizer que a praça (paisagismo, calçadas, etc) está com as obras no ritmo certo, pois pode ser até que esteja, mas o que interessa mesmo é a liberação da “pista”, do tráfego! Cuidado que daqui a pouco essa empresa contratada entra com pedido de complementação de verba ou revisão de contrato, aí sim a gente vai ver o que é coisa parada!

TARTARUGAS ESPALHADAS…

…pelas principais avenidas da cidade, dividindo a mão de direção, são perigosíssimas! Mais podem causar acidentes do que preveni-los! Motociclistas podem perder o controle, pedestres podem tropeçar, retrovisores “já estão sendo arrancados” por veículos grandes em virtude do “aperto” da via que em alguns lugares essas tartarugas causaram, enfim, isso já havia acontecido no passado (no governo Jango) e agora se repetiu!

Pior! Pois o secretário que fez isso se mandou! Manoel Botelho foi embora trabalhar em São Paulo e largou esse abacaxi para nós, aliás, este e alguns outros.

Quem pode nos salvar? Alô Prefeitura!

INTERESSANTE

O Brasil é mesmo um país que se preocupa com seus idosos, afinal, são tantos os benefícios proporcionados a eles, que fica difícil de enumerá-los. Mas, por exemplo, em que outro país, senão aqui no meu querido Brasil varonil, um idoso tem direito a andar de graça em ônibus, pagar meia-entrada em cinemas, teatros, futebol e etc, e pagar o dobro do preço no plano de saúde???

Só aqui, não é mesmo?

Amo meu Brasil il il!!!

Um bom final de semana a todos, lembrando que esta Coluna é meramente fictícia, com verdades e inverdades (cabendo a você, leitor, descobrir qual é qual?), e na sexta-feira que vem tem mais (se Deus assim consentir), lembrando que Raposão aceita dicas, opiniões, críticas e, é lógico, elogios (desde já, os agradeço), que podem ser feitos via e-mail, telefone (ver ambos abaixo), “sinais de fumaça” ou cartas para redação do BJD, situada à Av. Antônio Pires Pimentel nº 957, Centro, Bragança Paulista, CEP 12914-000.