Cotidiano

Aeroporto não será ponto de pouso e decolagem de jatos

publicado em 28 de abril de 2018 - Por A Imprensa de Bragança
Foto: Arquivo/BJD

Meta de consórcio é transformar o Aeroporto Arthur Siqueira em centro de treinamento de pilotos

A diretoria da Voa SP, consórcio que venceu a licitação para a concessão do Aeroporto Arthur Siqueira em Bragança Paulista e dos aeroportos de Jundiaí, Campinas – Campo dos Amarais, Ubatuba e Itanhaém, fez uma apresentação para a Comissão de Assuntos Socioeconômicos da Câmara Municipal, nesta semana.

O diretor executivo (CEO) da Voa SP, Othon Ribeiro, informou aos vereadores que a expectativa da empresa é focar o Aeroporto Arthur Siqueira no treinamento de pilotos, trazendo para a cidade escolas de aviação e simuladores. “Percebemos aqui uma vocação para um centro de formação mais do que nacional. A instalação de escolas de aviação, simuladores e alunos vão trazer recursos e negócios para a cidade, movimentando a rede hoteleira, imóveis e restaurantes”, afirmou.

Além disso, a diretora de Operações da Voa SP, Cristina Pelarin, tranquilizou os moradores do entorno do aeroporto afirmando que não é a intenção do consórcio Voa SP transformá-lo em um ponto de pouso e decolagem de jatos. “O tráfego deste tipo de avião iria conflitar com a perspectiva de transformar o local em um centro especializado em treinamento”, informou Cristina.

A gerente comercial da Voa SP, Denise Klouso, disse que a empresa está num primeiro momento tentando viabilizar o aeroporto, que é deficitário. Ela, assim como os outros diretores, entende que a pavimentação do trecho da rua próxima ao Aeroporto (Rua Artemio Dorsa) é importante, mas que a empresa não tem como arcar com os custos das obras. Também participaram da reunião o gestor da Voa SP, Armando Incau, e Gabriela Agostinho, analista ambiental da empresa.

A Voa SP começou a operar no aeroporto em julho do ano passado. Ao longo de 30 anos, a empresa deve investir R$ 10,54 milhões no Aeroporto Arthur Siqueira.

Othon Ribeiro e Cristina Pelarin (Foto: DCI)