Cotidiano
Atendimento e proteção à mulher vítima de violência é tema de capacitação
publicado em 19 de abril de 2018 - Por A Imprensa de Bragança
BJD
Na próxima semana, dias 23 e 24 de abril, será realizado encontro de capacitação sobre “Atendimento e Proteção à Mulher Vítima de Violência”. O evento acontecerá no Núcleo de Apoio ao Professor e Aluno (Napa), das 8h00 às 17h00.
Essa capacitação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social e pretende reunir representantes de diversos órgãos e instituições da região, com o objetivo de ajustar os atendimentos prestados em todos os municípios da Comarca de Bragança Paulista, que inclui os municípios de Tuiuti, Pedra Bela, Vargem e Pinhalzinho.
Além de representantes do Executivo e Legislativo dessas cidades, devem participar juízes e promotores, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Polícia Militar, Polícia Civil, equipes dos serviços públicos ligados à Assistência Social, sociedade civil, Diretoria Regional de Ensino, conselhos tutelares da região, Instituto Federal, FESB, Universidade São Francisco, HUSF e Santa Casa.
Na abertura, dia 23, a promotora Ana Maria Buoso apresentará os aspectos jurídicos da Lei Maria da Penha. Em seguida haverá um espaço para perguntas e respostas.
Na parte da tarde, acontece a palestra “Pesos e medidas do simbólico e do imaginário nos atos de violência cotidiana contra mulheres”, que abordará o contexto histórico sobre o debate internacional acerca da violência contra mulheres. Essa palestra será ministrada por Karla Adriana Martins Bessa, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp.
No segundo dia do evento, na parte da manhã haverá a apresentação dos fluxos de atendimento de cada cidade, no que tange o atendimento a mulheres vítimas de violência; e no período da tarde, a pesquisadora Karla Bessa atuará como facilitadora do processo de comunicação e de (re)construção dos fluxos de atendimento às vítimas de violência, comentando as propostas dos fluxos apresentados. O evento é aberto ao público que esteja envolvido nesse segmento.
