Cotidiano
Bragança se destaca em ranking de saneamento
publicado em 26 de junho de 2018 - Por A Imprensa de Bragança
Estação de Tratamento de Esgoto da Mãe dos Homens. Segundo a Sabesp, ETE já despoluiu os principais córregos da cidade
Municípios integrantes do Consórcio PCJ se destacaram no ranking que avalia a universalização do saneamento, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e divulgado no último dia 13 de junho.
A pesquisa foi elaborada com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), com informações autodeclaradas pelos prestadores de serviços. O ranking foi dividido em quatro categorias, de acordo com a pontuação total obtida pela soma do desempenho de cada indicador.
A pontuação máxima possível é de 500 pontos, atingida quando o município alcança 100% em todos os cinco indicadores. As categorias são: Rumo à Universalização (quem obteve mais de 489 pontos), Compromisso com a Universalização (de 450 a 489 pontos), Empenho para a Universalização (de 200 a 449 pontos) e Primeiros Passos para a Universalização (abaixo de 200 pontos).
Segundo a assessoria do Consórcio PCJ, com relação às cidades de pequeno e médio porte, ou seja, que possuem até 100 mil habitantes, no quesito “Rumo à Universalização”, os municípios associados ao Consórcio PCJ presentes no ranking foram: Santa Gertrudes, Iracemápolis e Santo Antônio de Posse. Já na categoria “Compromisso com a Universalização”, figuram as cidades de Saltinho, Pedreira, Monte Mor e Corumbataí.
Por fim, na categoria “Empenho para a Universalização”, constam: Amparo, Capivari, Extrema-MG, Rio das Pedras, Piracaia, Bom Jesus dos Perdões, Rafard, Cordeirópolis e Jarinu.
Quanto às cidades de Grande Porte, portanto, com mais de 100 mil habitantes, no quesito “Rumo à Universalização”, se destacam os municípios de Piracicaba e Limeira. Na categoria “Compromisso com a Universalização” aparecem Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste, Campinas, Itatiba, Bragança Paulista e Indaiatuba. E na categoria “Empenho para a Universalização” figuram Americana e Atibaia.
Os municípios de Piracicaba, de grande porte, e Santa Gertrudes, pequeno e médio porte, foram os que obtiveram as notas mais altas entre as cidades membros do Consórcio PCJ no ranking, 500 pontos (a máxima) e 427,29, respectivamente.
Alguns dos municípios listados no ranking têm os serviços de saneamento concedidos a empresas associadas ao Consórcio PCJ, como é o caso de Piracicaba, Limeira e Campinas, que são operados pelas concessionárias Águas do Mirante, BRK Ambiental e Sanasa, respectivamente.
As cidades de Bragança Paulista, Iracemápolis, Itatiba, Jarinu, Monte Mor e Piracaia são operados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
O Ranking da ABES é um instrumento para avaliar o setor do saneamento no Brasil. Ele aponta o percentual da população das cidades que possuem acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e quantos destes têm uma destinação adequada.
O principal objetivo da iniciativa é identificar quão próximos estão os municípios de atingirem a universalização do saneamento, ou seja, 100% de acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta e destinação adequada de resíduos.
