Cotidiano

Em 100 dias, desassoreamento do Lago do Taboão atinge 60%

publicado em 5 de maio de 2018 - Por A Imprensa de Bragança
Gerson Gomes / BJD (03/05/2018)

Na última quinta-feira, 3 de maio, completou exatos 100 dias do início do desassoreamento do Lago do Taboão. E de acordo com a Prefeitura, aproximadamente 60% do serviço contratado foi concluído.

Os trabalhos foram iniciados no dia 24 de janeiro e são realizados pela empresa Submar Serviços Subaquáticos Ltda. A reportagem do BJD contatou a Prefeitura nesta semana para saber o estágio da obra. “O trabalho de desassoreamento do Lago do Taboão encontra-se na fase de dragagem dos sedimentos. No total, aproximadamente 60% do volume contratado está concluído”, informou a Prefeitura.

A expectativa inicial era de que o processo de desassoreamento levasse quatro meses, ou seja, encerraria daqui aproximadamente 20 dias. No projeto estima-se retirar cerca de 8.700 m³ de sedimentos, em duas etapas. Na primeira, limpeza da vegetação do entorno do lago, sem interferir no talude da margem. Na segunda etapa, dragagem seletiva e ambiental dos sedimentos.

“Até o momento, foram realizados os procedimentos de dragagem por sucção e lançamento em ensecadeira, que com o término do procedimento será desmontada; o sedimento recolhido será transportado a um local apropriado e a região recuperada, voltando à sua origem”. Nessa etapa, o desassoreamento será no máximo de 1 metro e mínimo de 0,50 metro.

A reportagem questionou se a Prefeitura tem a intenção de firmar um aditivo com a empresa Submar para desassorear o restante do Lago. Em resposta, a Prefeitura afirmou que “o procedimento de desassoreamento do restante do Lago do Taboão está em fase de viabilização técnica e posteriormente passará por viabilidade jurídica, e por fim, autorização do Governo do Estado. Após conclusão do mesmo, a Prefeitura definirá os passos seguintes”, finalizou.