Cotidiano

Motoristas reclamam de novo semáforo na Avenida dos Imigrantes

publicado em 12 de junho de 2018 - Por A Imprensa de Bragança
Gerson Gomes/BJD (11/06/2018)

Congestionamentos que antes eram em horários de pico, agora acontecem o dia todo. Projeto finalizado prevê semáforos em ‘onda verde’ e inteligentes para evitar engarrafamentos

Os semáforos instalados no último sábado, 9 de junho, na Avenida dos Imigrantes, no cruzamento com a Travessa Riachuelo e a Rua Jorge Abrão Judar, próximo à Câmara Municipal, já causam transtornos, na avaliação de motoristas que passam pelo local.

Por volta do meio-dia dessa segunda-feira, 11 de junho, a reportagem do BJD permaneceu no local por cerca de 30 minutos. Mesmo sem sair dos carros, alguns motoristas reclamavam: “Ficou uma porcaria”, esbravejou uma condutora. Outro disse que na noite de domingo, 10, o congestionamento era grande (estava no início da Rodovia Capitão Barduíno), já que muitos veículos retornavam do Circuito das Águas.

Na observação feita pelo BJD no local no início da tarde, foi possível identificar que após a instalação dos semáforos, os congestionamentos aumentaram. Antigamente, com a rotatória, o trânsito nesse mesmo horário fluía melhor, principalmente para quem seguia do Jardim América para a Avenida dos Imigrantes e Centro.

Outro fator de reclamação dos usuários é quanto à conversão à esquerda de quem segue sentido Lavapés/Taboão e quer acessar a Travessa Riachuelo; e no sentido contrário, Taboão/Lavapés, e quer entrar à esquerda para o Jardim América. Os semáforos, em ambos os sentidos da Avenida dos Imigrantes, abrem ao mesmo tempo, ou seja, apesar de não haver nenhuma indicação, está proibida a conversão.

Num determinado momento em que a reportagem esteve no local, uma van, que seguia sentido Lavapés/Taboão tentou convergir para a Travessa Riachuelo, e ao mesmo tempo, uma motocicleta, que seguia em sentido contrário, fez uma manobra para seguir pelo outro lado da avenida. Por pouco não houve um acidente.

Em contato com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Manoel Marcos Botelho, ele disse que os semáforos são provisórios. “Após a conclusão das obras nas demais rotatórias e na revisão da geometria na rotatória da Alberto Diniz, haverá a semaforização em ‘onda verde’. Depois que concluir podemos até colocar quatro fases”, disse Botelho.

Ele ainda explicou que os semáforos em questão foram instalados porque os motoristas ficariam sem alternativa com o fechamento da rotatória que fica em frente ao Fórum. “Peço que as pessoas tenham um pouco de paciência”, finalizou. Na avaliação do secretário, após a finalização do projeto, os ajustes que se fizerem necessários serão realizados.

As obras na Avenida dos Imigrantes são uma compensação pela implantação do Bragança Garden Shopping pela empresa Tenco, que está executando a retirada das rotatórias para a implantação de semáforos, com intuito de dar fluidez ao trânsito.

O projeto contempla a retirada das rotatórias, menos a que dá acesso à Avenida Alberto Diniz, e a colocação de semáforos programados em ‘onda verde’, sistema de ajuste e sincronização. Também serão executados serviços de revitalização da via, readequação geométrica e sinalização, entre outros.

Fluidez no trânsito?

Dar celeridade e fluidez ao trânsito era algumas das justificativas para a retirada das rotatórias e instalação de semáforos na Avenida dos Imigrantes. Mal começaram a funcionar os semáforos próximo à Câmara (cruzamento com a Travessa Riachuelo) e as reclamações surgiram quase que imediatamente.

A pergunta que mais se ouviu foi: por que mexer no que estava dando certo? As rotatórias, por bem ou mal, funcionavam, e os congestionamentos eram comuns nos horários de pico, mas agora, com os semáforos, é o dia todo.

Os moradores do Jardim América, por exemplo, para atravessar a Avenida dos Imigrantes, têm cerca de 10 segundos de sinal verde para executar a manobra. Ora, quantos veículos passam nesse intervalo de tempo? E se os semáforos forem em quatro fases, como disse o secretário de Mobilidade à reportagem do BJD, aí é que vai parar de vez a Imigrantes.

Mas os problemas não devem parar por aí. A próxima rotatória a ser retirada e instalados semáforos provisórios será na do Fórum. Ou seja, alguém que está na Imigrantes, no sentido Taboão/Lavapés, e queira ir ao Fórum, por exemplo, terá que fazer o retorno na rotatória do ‘Tasca’, ou seguir pela Avenida José Gomes da Rocha Leal, que já tem seu trânsito carregado. Vamos aguardar para ver como ficará a situação com a retirada da rotatória do ‘Tasca’ e com novos semáforos. O que era para ser bom, no momento está ruim aos olhos da população.