Cotidiano

Ônibus continuam em escala de domingo; coleta de lixo é retomada e universidades cancelam aulas

publicado em 29 de maio de 2018 - Por A Imprensa de Bragança
Gerson Gomes / BJD (28/05/2018)

A greve dos caminhoneiros completou oito dias nesta segunda-feira, 28 de maio, e os protestos continuam em todo o país. Em Bragança Paulista alguns serviços essenciais estão restritos.

No transporte público, a empresa Nossa Senhora de Fátima Auto-Ônibus conseguiu 15 mil litros de diesel para abastecer seus veículos na noite de domingo, 27 de maio, e colocou 25% da frota nas ruas e ônibus extras nos horários de pico nesta segunda-feira, 28. Para esta terça-feira, 29, deve ser mantido o mesmo esquema.

A coleta de lixo foi retomada em sua totalidade nesta segunda-feira pela Empresa Bragantina de Varrição e Coleta de Lixo (Embralixo). Segundo informações obtidas pelo BJD, ainda não há previsão para os próximos dias tanto no transporte, quanto à coleta de lixo, tudo depende da chegada de combustível.

Um ‘Comitê de Crise’ foi montado pela Prefeitura para gerenciar ações da Administração com relação às prestações de serviço ao município e à população, em virtude de greve dos caminhoneiros. Uma coletiva estava marcada para o final da tarde dessa segunda-feira, onde seriam anunciadas algumas medidas.

Universidades suspendem aulas e hospitais mantêm atendimento de urgência

A Universidade São Francisco (USF), a Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista (Fesb) e o Instituto Federal já sentem os reflexos da greve.

A diretoria da USF comunicou que as suas unidades não funcionam nesta terça e quarta-feira, dias 29 e 30. “A mobilidade de nossa comunidade acadêmica continua afetada. Novo comunicado será divulgado até o próximo sábado, 2 de junho, referente aos desdobramentos e impactos do movimento de paralisação sobre a rotina da região e da Universidade”, informou a USF.

A Fesb também divulgou nota. “A Fesb comunica que permanecem suspensas as atividades acadêmicas presenciais na terça-feira (29) e quarta-feira (30). As atividades desses dias serão disponibilizadas no Portal Educacional para não comprometer o conteúdo”, informou.

O Instituto Federal comunicou que as atividades administrativas e acadêmicas nos dias 28, 29 e 30 de maio foram suspensas.

ESCOLAS ESTADUAIS

O dirigente regional de Ensino, Adílson Moreira Condesso afirmou ao BJD que nesta segunda-feira, 28, as 64 escolas da regional funcionaram normalmente. “Tivemos 91% dos professores presentes e 6 mil alunos. Para amanhã [terça-feira, 29] e depois [quarta-feira, 30] continuaremos com as aulas normais, a não ser que recebamos novo posicionamento do governo do Estado”, informou.

HUSF E SANTA CASA

O Hospital Universitário São Francisco (HUSF) informou que os atendimentos de urgência e emergência estão sendo realizados normalmente. “Todavia, os atendimentos eletivos estão sendo feitos de maneira parcial, visando o uso racional dos insumos. Todos os dias a diretoria se reúne para avaliar os estoques do hospital”, informou.

Até a semana passada, a Santa Casa também não tinha restrições. Uma reunião da Diretoria da entidade estava marcada para o final da tarde desta segunda-feira para avaliar a situação e as providências a serem tomadas.

SABESP

O gerente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), José Carlos de Camargo, afirmou que a companhia está trabalhando em serviços emergenciais. Questionado sobre o tratamento de água, o gerente afirmou que há estoque para os próximos dias.