Cotidiano

Uso do celular ao volante gera mais de mil multas somente neste ano

publicado em 26 de maio de 2018 - Por A Imprensa de Bragança
Estudo aponta que uma pessoa gasta entre 8 e 9 segundos para atender a uma chamada telefônica enquanto dirige

O uso do celular por motoristas durante a condução de seus veículos, e até em motociclistas, é preocupante. Em Bragança Paulista, por exemplo, tal infração resultou, em 2017, em 3.002 multas.

De 1º de janeiro a 21 de maio deste ano, já foram 1.127 autuações, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Em plena campanha Maio Amarelo, o movimento nacional que nasceu para alertar sobre o alto índice de mortos e feridos em acidentes de trânsito, a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) divulgou uma pesquisa sobre o perigo do uso do celular ao volante.

A entidade revelou que o uso de celular é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil, atrás apenas do excesso de velocidade e do consumo de álcool pelos motoristas. São mais de 40 mil mortes por ano no trânsito, boa parte deles provocados pela utilização indevida do aparelho na hora de dirigir.

Segundo o estudo, uma pessoa gasta entre 8 e 9 segundos para atender a uma chamada telefônica, entre ouvir a chamada, localizar o celular, pegar, desbloquear e atender, e de 20 a 23 segundos para responder uma mensagem básica.

MULTAS

Ainda segundo dados da Secretaria de Mobilidade Urbana, em 2017 foram aplicadas no total 75.653 multas, que geraram uma arrecadação de R$ 5,4 milhões. Nestes ano, de janeiro a maio, foram 38.312 autuações e R$ 1,8 milhão.