Cotidiano
Viaduto Pacaembu levará nome “Dr. Demerval Gonçalves”
publicado em 3 de julho de 2018 - Por A Imprensa de Bragança
BJD
Mais um motivo de orgulho para Bragança Paulista. O Viaduto Pacaembu, em São Paulo, será batizado com o nome do ilustre bragantino Demerval Gonçalves.
O projeto de lei de iniciativa do vereador paulistano Atílio Francisco (PRB), foi aprovado pela Câmara de São Paulo.
De acordo com a lei, “fica alterada a denominação do Viaduto Pacaembu para Viaduto Pacaembu Dr. Demerval Gonçalves, que começa na Avenida Pacaembu e termina na Avenida Dr. Abraão Ribeiro, sobre as Ruas Barra Funda e da Várzea e a Estrada de Ferro da FEPASA (Setores 020, 021 e 074) – no Distrito da Barra Funda”.
Demerval Gonçalves nasceu em Bragança Paulista e ainda muito jovem se mudou para Capital do Estado, São Paulo, onde se formou e se especializou em Direito Tributário. Fez pós-graduação na área tributária e conseguiu emprego como fiscal de Imposto de Consumo do Ministério da Fazenda.
No Ministério da Fazenda conheceu Silvio Santos e anos mais tarde, esta amizade contribuiria para criação e extensão do SBT. No SBT, trabalhou por 19 anos até se transferir para a TV Record. Entre 1970 e 1990, como diretor superintendente da então TV Record São Paulo, participou de sua transformação em rede nacional.
Reconhecido pela diplomacia e competência financeira, foi responsável por montar a rede de afilhadas do Grupo Record em todo o Brasil. Exerceu o cargo de superintendente da então Rede Record durante 30 anos. Na década de 90, foi ativo no projeto de expansão do sinal da Rede Record em todo o país.
Demerval foi casado por 65 anos com Adenyr Espósito Gonçalves, pai de três filhos: Carlos Eduardo, Luís Antonio e Júnior, este ultimo já falecido. Em 2016, a Rede Record comemorou os seus 90 anos e, para prestar uma homenagem, batizou o auditório da emissora na Barra Funda, em São Paulo, com o seu nome: Teatro Demerval Gonçalves. Ele morreu em março de 2017, aos 91 anos.
Demerval tinha uma ligação de longa data com a diretoria do Bragança-Jornal Diário. Um fato marcante ocorreu em 1997, quando o BJD completou 70 anos. Naquele ano, Demerval foi ao Ministério das Comunicações e pediu para que os Correios emitissem um carimbo em homenagem aos 70 anos do Bragança-Jornal Diário, e entre os dias 18 e 25 de junho de 1997, todas as correspondências postadas em Bragança Paulista receberam o carimbo dos 70 anos do BJD.
