Negócios

ARTESANATO PROFISSIONAL

publicado em 19 de abril de 2018 - Por Jussara Soares / Folhapress
Pedro Ladeira/Folhapress

Vendas pela internet estimulam empreendedores do setor a se formalizar e encarar atividade como negócio

Apenas 17% dos artesãos no país estão formalizados, aponta pesquisa inédita do Clube de Artesanato, maior comunidade on-line do tipo no Brasil. O levantamento ouviu 3.469 pessoas.

Ainda segundo o estudo, 45% dos entrevistados não têm interesse em se registrar.

Apesar desse cenário de informalidade, as vendas pela internet estão estimulando artesãos a ver suas habilidades manuais como negócio. Para isso, é preciso ter planejamento, investir em produtos diferenciados e estar disposto a se formalizar.

“O artesanato é uma manifestação da indústria criativa que tem sido impulsionada pelas vendas na internet. Os mais jovens já percebem isso e têm buscado empreender na área”, afirma Lucas Ferreira, gestor de marketing da PH FIT, idealizadora do Clube de Artesanato.

É o caso de Ju Amora, 31, que em 2012 começou a fazer banquetas pintadas à mão.

Hoje, ela chega a vender 220 por mês, em sua loja virtual. Os preços variam entre R$ 138 e R$ 1.400.

Para ela, o diferencial foi ter encarado o projeto desde o início como um negócio.

“Pensei em um conceito para a minha marca e comecei a vender em lojas virtuais para o Brasil inteiro. Eu nem me considero uma artesã, me considero empreendedora.”

Ela mantém um ateliê em Perdizes, na zona oeste de São Paulo. Para atender a demanda, já terceiriza partes da produção e da logística.

A empresária também notou que precisava de um produto novo e exclusivo para que seu cliente percebesse o valor das suas peças.

“O que acontece muito no artesanato é a reprodução de fórmulas. Muita gente ainda acha que é terapia ocupacional e por isso é tão difícil ter a valorização”, diz.

Por meio da internet, o Armazém Peter Paiva, especializado em venda de matéria-prima para a fabricação de sabonetes e cosméticos artesanais, cresceu 48% em 2016 e fechou o ano com um faturamento superior a R$ 3 milhões. Atualmente, 60% das vendas são on-line.

Além do e-commerce, a empresa tem três lojas físicas, 20 pontos de distribuição e 70 funcionários. O próximo passo é aumentar a capacidade produtiva para chegar aos shoppings. Peter Paiva, fundador da companhia, também dá cursos de capacitação para artesãos.

“Além da capacidade técnica e da importância de desenvolver produtos de qualidade, falo da importância de analisar o mercado e buscar conhecimento para a gestão.”

Valor do produto

Para Haroldo Matsumoto, diretor da Prosphera Educação Corporativa, as maiores dificuldade são enxergar o potencial do negócio e calcular o valor exato do produto.

“É muito comum o artesão incluir apenas o custo da matéria-prima e não considerar o tempo gasto para fazer e vender, além de gastos que ficam escondidos, como água, luz e gás”, diz.

O empreendedor precisa, ainda, ter capacidade para atender a demanda, após anunciar em uma vitrine como a internet. Isso sem perder a qualidade e a chancela do

Produto feito à mão.

“Muitos não conseguem ganhar em escala porque querem fazer tudo sozinhos e, portanto, não alcançam rentabilidade. É preciso saber delegar funções, terceirizar o que for possível e se dedicar, por exemplo, ao acabamento”, afirma a consultora do Sebrae São Paulo Beatriz Nicheletto.