Saúde
Crianças, gestantes e puérperas já podem ser vacinadas contra a gripe
publicado em 3 de maio de 2018 - Por A Imprensa de Bragança
Gerson Gomes / BJD
A Campanha de Vacinação contra a Influenza começou na semana passada, com a imunização de idosos, povos indígenas e profissionais da saúde. A partir dessa quarta-feira, 2 de maio, crianças, gestantes e puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto) já podem se vacinar contra a gripe.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Marina Fátima de Oliveira, na primeira semana de campanha foram imunizados 2.044 trabalhadores da saúde e 4.903 idosos. A meta, segundo o Ministério da Saúde, é vacinar 90% dos grupos prioritários até o dia 1º de junho.
A vacina age contra três vírus: Influenza B, H1N1 e H3N2. “A vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações, ou até mesmo óbitos”, informou a secretária de Saúde em recente entrevista ao BJD.
De acordo com o calendário de vacinação, a partir de 9 de maio serão incluídos na vacinação contra a gripe pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, além de professores de escolas públicas e privadas.
Ainda conforme a Secretaria de Saúde, as 29 unidades básicas de saúde do município aplicam as vacinas durante a semana. No dia 12 de maio está previsto o ‘Dia D’ da campanha.
No ano passado, a meta era vacinar 31 mil pessoas, mesmo número deste ano, conforme informou recentemente a Secretaria de Saúde.
No estado de São Paulo, 12,5 milhões de pessoas fazem parte do grupo prioritário, que recebem a vacina gratuitamente. Em todo país são 54,4 milhões.
