Saúde

Doenças intestinais foram discutidas em ações na USF

publicado em 30 de maio de 2018 - Por A Imprensa de Bragança
Objetivo foi fazer um alerta para as doenças inflamatórias intestinais

Pela primeira vez em Bragança Paulista foram realizadas durante o mês de maio ações voltadas ao Maio Roxo, campanha de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais, em função do Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (DII), celebrado oficialmente no dia 19 de maio.

O objetivo foi esclarecer dúvidas a respeito da doença de Crohn e da retocolite ulcerativa. Intitulada “Seu intestino, seu amigo”, a campanha para divulgação do Maio Roxo foi direcionada aos funcionários da Universidade São Francisco e teve a participação de cerca de 60 pessoas.

Houve distribuição de brindes dos parceiros Nagastro (Núcleo de Apoio a Gastroenterologia) e ABCD (Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn), como camisetas, calendários, gibis, informes sobre as doenças e informes sobre o Maio Roxo.

Na quinta-feira, 23, foram realizadas as palestras “O que é o Maio Roxo?”, pela aluna Thais Braga da Mata Santos, presidente externa da Liga de Gastroenterologia da USF e coordenadora local da IFMSA Brasil (Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina) – USF, uma ONG internacional dos estudantes de medicina, em parceria com as coordenadoras locais Amanda Navarro e Marcela Lorena; e a palestra “Conhecendo melhor sobre as doenças inflamatórias intestinais”, ministrada pelo professor da USF e médico proctologista Daniel de Castilho.

Outras atividades sobre doenças intestinais serão realizadas em setembro na USF.