Saúde
Espinhas
publicado em 23 de abril de 2018 - Por Emerson Vicente / Folhapress
Espinhas que aparecem depois dos 25 anos merecem atenção, acne pode indicar alteração hormonal em mulheres. Doença é mais frequente dos 12 aos 25 anos
Se você tem mais de 25 anos e ainda luta contra espinhas, precisa procurar um especialista, pois pode ser sinal de um problema maior.
A acne é provocada pela inflamação das glândulas onde é formado o sebo, as glândulas sebáceas. O aparecimento dessa doença a partir dos 25 anos merece ser tratado com mais atenção”, afirma Clivia Carneiro, médica dermatologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).
Em mulheres acima dos 25 anos, a doença pode aparecer por alterações hormonais, afirma Claudio Wulkan,
médico dermatologista do Hospital Israelita Albert Einstein. “A acne da mulher adulta costuma aparecer na região do pescoço, próxima à mandíbula, no período pré menstrual”, diz.
Segundo Wulkan, a acne também pode estar relacionada a medicamentos e mudanças no metabolismo. “Algumas alterações metabólicas, endocrinológicas, ajudam no aparecimento da acne. Também o uso de algumas medicações, como as à base de iodo, corticoides, vitamina B, pode aumentar o problema”, afirma.
Para quem tem entre 12 e 25 anos, o aparecimento da acne é comum: atinge oito em cada dez pessoas. “Cerca de 85% da população nessa faixa etária tem acne”, afirma a médica Clivia
“Ela aparece onde há concentração de glândulas sebáceas, como face, ombros, tórax e costas. Se aparece em outro lugar do corpo, aí precisa mais atenção”, diz Clivia.
O surgimento de pequenas bolhas no braço ou coxa, por exemplo, não é acne- pode ser uma foliculite, que é a inflamação na raiz do pelo.
Chocolate
Muita gente já deve ter ouvido falar que o consumo de chocolate causa espinha. Para o dermatologista Claudio Wulkan, isso é lenda.
“Não é verdade, isso é mito. Agora, substâncias ricas em açúcar podem aumentar insulina e causar a acne”, diz o dermatologista. Já o excesso de maquiagem oleosa pode ser prejudicial para a pele.

