Saúde

Suco

publicado em 25 de abril de 2018 - Por Folhapress

Bebês só devem tomar suco após o primeiro ano de vida, para especialistas, excesso de frutose, tipo de açúcar que está nas frutas, faz mal aos pequenos

A grande maioria dos pais costuma introduzir o suco de frutas aos bebês ainda no primeiro ano de vida. Mas um novo estudo divulgado neste ano pela AAP (Academia Americana de Pediatria) recomenda que as crianças não consumam sucos até os 12 meses de idade.

A característica saudável da fruta acaba sendo substituída pela frutose, um carboidrato que é tão vilão quanto o açúcar. “A questão é que o suco não é uma fruta, são várias ao mesmo tempo. Com a ingestão, a criança estará consumindo muita frutose, que é um açúcar, e isso faz mal ao pâncreas e ao fígado”, diz Nelson Douglas Ejzenbaum, pediatra e neonatologista, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria.

A frutose é processada mais rápido que a glicose pelo fígado, onde acaba se transformando em gordura.

Segundo o médico, nos primeiros seis meses de vida, o bebê tem que ser alimentado exclusivamente pelo leite materno. A partir daí, entram as sopinhas e a papa de frutas. Só a partir do 12º mês entram os sucos, em quantidades limitadas.

Fibras

Além de concentrar mais frutose, o preparo do suco tira o essencial das frutas. “Quando o suco é preparado, acaba se jogando fora a fibra da fruta. Fica só caldo concentrado de frutose”, diz a gastropediatra Cylmara Gargalak Aziz, médica do Hospital Sírio Libanês.

Até mesmo a mãe, desde o período da gestação, precisa ter hábitos saudáveis na alimentação. “Tudo que a criança receber de alimento desde o primeiro mês de gestação até o segundo ano de vida, vai programar a sua alimentação”, diz Cylmara. “Se a mãe tiver uma alimentação saudável, o líquido amniótico já vai desenvolvendo o paladar da criança”, completa a especialista.

Suco em caixa e refrigerantes são vilões

O pediatra Nelson Douglas Ejzenbaum afirma que o consumo de refrigerantes tem que ser evitado ao máximo. “A gente condena o uso de refrigerantes, pois são bebidas ricas em açúcar e gaseificadas, que não devem ser dadas para crianças.”

Isso também vale para sucos industrializados. “Dá mais trabalho fazer o suco do que comprar pronto, mas é o correto”, diz a pediatra Cylmara Gargalak Aziz.